• Buscar notícias

Notícias

CAPS INICIA TRABALHO COM UNIDADES DE SAÚDE DE ITUVERAVA E DISTRITOS

03/04/2017 - 14:50:35

 No mês de janeiro desse ano, a Prefeitura de Ituverava e a Secretaria da Saúde, ofereceram no CAPS Viver um treinamento aos médicos e enfermeiras da Atenção Básica da Saúde sobre o atendimento em pacientes com transtornos depressivos e ansiosos.

Na última sexta, 17 de março, iniciou-se o matriciamento nas Unidades dos distritos de Aparecida do Salto e São Benedito da Cachoeirinha.

O Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico - terapêutica, com o objetivo de oferecer apoio aos profissionais de cada Unidade de Saúde e aos pacientes com transtornos mentais depressivos e ansiosos, como também promover estabilidade em casos mais graves.

O CAPS Viver tem discutido casos que passaram por triagem (acolhimento) e são considerados casos leves e/ou que já estão em tratamento e encontram-se estáveis, com o intuito de contra-referenciar (encaminhar) à atenção básica para terem agilidade no atendimento. Estes que serão encaminhados terão o apoio dos profissionais do CAPS Viver através do matriciamento.

Toda a equipe da unidade de saúde mental CAPS Viver tem o objetivo de oferecer melhoria no estado mental, consequentemente no estado físico de cada paciente, como também segurança aos profissionais da atenção básica em atendimentos em saúde mental.

O secretário da Saúde, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, falou sobre o matriciamento. “É preciso que todas as instituições de Saúde Pública do município estejam interligadas para que haja mais agilidade e qualidade no tratamento dos pacientes, como é o caso do matriciamento, que, em breve, vai trazer muitos benefícios para a equipe de Atenção Básica e, principalmente, a população que utiliza os nossos serviços”, explica Dr. Alcides.

“Eu quero parabenizar toda a equipe do CAPS por essa iniciativa de realizar essa parceria com as Unidades de Saúde do nosso município e, agora, com as Unidades de Saúde dos distritos. Se trabalharmos juntos, conseguiremos sempre resultados melhores”, declara a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado.

Veja mais notícias

09/10/2017 - 15:16:40 - ">... leia mais
09/10/2017 - 15:15:51 - ">... leia mais
02/10/2017 - 09:52:00 - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO... leia mais
02/10/2017 - 09:50:53 - GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN VISITA ITUVERAVA E CIDADES DA REGIÃO... leia mais
02/10/2017 - 09:49:53 - PREFEITURA PROMOVE EVENTOS EM MOBILIZAÇÃO A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO... leia mais

Veja Também

WWW.ITUVERAVA.SP.GOV.BR

Prefeitura MunicIpal de Ituverava
Rua João José de Paula, nº 776 - 14500 000 - Ituverava-SP
Fone: (16) 3830 7000